Correio Popular Notícia


FUMCRIANÇA
IR pode contribuir com entidades assistenciais

Data da notícia: 2016-03-10 10:05:59
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os membros de entidades que desenvolvem projetos assistenciais em Ji-Paraná, estão sensibilizando os moradores e empresários da cidade a doar parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCRIANÇA).

Na manhã de ontem (9), aconteceu uma reunião com contadores e representantes das entidades para tratar sobre o assunto. Na oportunidade, ficou bem claro que os recursos arrecadados são utilizados por várias entidades sem fins lucrativos cadastradas pelo CMDCA. Qualquer pessoa física e jurídica que declara o Imposto de Renda pode fazer a doação direta na conta do (FUMCRIANÇA), sem custo nenhum para o doador.

O FUMCRIANÇA está apto a receber doações de pessoas físicas e jurídicas, pela conta corrente 54.754-9, agência: 0951-2, Banco do Brasil. Os valores doados podem ser deduzidos no IR em 1% para pessoa física e até 6% para pessoa jurídica.

O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), aproveitou para convidar a classe empresarial e as pessoas físicas, para que vistam a camisa a FUMCRIANÇA. ?Peçam para seus contadores fazerem a dedução do Imposto de Renda, daí a importância de termos os contadores como multiplicadores de como funciona o fundo da criança, uma vez que são os contadores os responsáveis em fazer grande parte das declarações de imposto de renda no município?.

Marcito Pinto afirmou ainda que as atividades do Fundo possuem critérios rigorosos para aplicação dos recursos, bem como prestação de contas junto à sociedade.

O presidente do CMDCA, Ronildo Farias, esclareceu que o dinheiro arrecado,pelo Imposto de Renda, retorna rapidamente para as entidades que realizam trabalho com crianças na cidade de Ji-Paraná, ?E com certeza, é para buscar cada vez mais melhorias?.

Segundo o contador Uelton Amorim Araújo, quandofor realizar a declaração do Imposto de Renda no programa disponibilizado pela Receita Federal, pessoa pode doar fazendo a opção pelo FUMCRIANÇA de Ji-Paraná. Isso vale para os contribuintes que fazem a declaração no modelo completo, e é necessário escolher o município de Ji-Paraná.

Mesmo as pessoas que têm restituição para receber podem fazer a doação. Uelton se colocou à disposição para convidar os contadores da cidade a orientar os contribuintes para abraçar a causa.
Podem receber recursos pelo FUMCRIANÇA, 16 instituições inscritas no CMDCA: APAE, Creche Cantinho do Céu, Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral a Família (CADI), Centro de Apoio Integral à Família (CAIF), Centro de Recuperação de Vidas Morada de Deus (CARVI), Centro Educativo Dom Bosco, Creche Grilo Falante, Entidade de Obras Sociais Paróquia São João Dom Bosco/Projeto Gente Feliz, Guarda Mirim, AABB Comunidade, Diocese de Ji-Paraná/Pastoral do Menor, Espaço Sonho Meu da Fundação Ji-Cred, Associação ABADÁ, Programa Liberdade Assistida, Casa de Nazaré e Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração ? RENAPSI, Associação Amigos da Orquestra.

Os recursos destinados ao FUMCRIANÇA só podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, em projetos de combate ao trabalho infantil, na profissionalização de adolescentes, além de orientação social, apoio socio-familiar e medidas socio-educativas. O Fundo é gerido pelo CMDCA que é formado por várias instituições governamentais e não governamentais.

Em 2015, 10 entidades assistenciais receberam R$ 8 mil, oriundosdos recursos do FUMCRIANÇA, o que representa R$ 80 mil. As entidades beneficiadas foram:Abadá Capoeira, Apae, CAIF ? Centro de Apoio Integral a Família, CARVI ? Centro de Recuperação de Vidas Morada de Deus, Creche Grilo Falante, Projeto Gente Feliz da Paróquisa São João Bosco, Guarda Mirim, Fundação Ji-Cred- projeto Sonho Meu, Casa de Nazaré, Cadi ? Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral e Centro Educativo Dom Bosco ? Paróquia São José.

Fonte:






Noticia vista 1221 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.